Procuradoria anuncia em 15 dias denúncia contra 38 PMs acusados de envolvimento na "Chacina de Messejana

Procuradoria anuncia em 15 dias denúncia contra 38 PMs acusados de envolvimento na "Chacina de Messejana

Onze pessoas, a maioria adolescentes, foram fuziladas depois de retiradas de suas casas


O Ministério Público Estadual (MPE-CE) promete concluir em duas semanas a denúncia do processo que apura a chacina que vitimou 11 pessoas, em novembro do ano passado, nos bairros Curió e Lagoa Redonda, além do Conjunto São Miguel.
A matança ficou conhecida como a “Chacina da Messejana”.


De acordo com o procurador geral de Justiça do Estado, Plácido Rios, a força-tarefa do MPE já está concluindo o documento que poderá resultar na denúncia de, pelo menos, 35 policiais militares, apontados como suspeitos de envolvimento (direto e indireto) na sequência de homicídios com características de execução sumária. O crime ocorreu na madrugada do dia 12 de novembro, logo após a morte de um PM durante uma tentativa de assalto.


O caso foi investigado através de um inquérito sigiloso realizado por três delegadas que atuam na Delegacia de Assuntos Internos (DAI) da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e do Sistema Penitenciário (CGD).


De acordo com os autos, a morte das 11 pessoas – a maioria adolescentes, sem histórico criminal – teria sido uma retaliação de policiais militares indignados com a morte do soldado PM Valtemberg Chaves Serpa. Ele foi assassinado quando reagiu á abordagem de dois bandidos contra sua esposa em um campo de futebol, onde o casal se divertia com amigos, no bairro Lagoa Redonda. Nas horas seguintes aconteceu a chacina.


Suspeitos


Dos 35 PMs indiciados no inquérito concluído pela CGD, 33 foram enquadrados como tendo participado diretamente dos 11 assassinatos e das sete tentativas de homicídio. Outros cinco pelo crime de prevaricação, isto é, deixaram de tomar as medidas legais cabíveis para impedir a matança, ou apurá-la. Os nomes dos indiciados permanece sob sigilo.



Fonte: Blog do Fernando Ribeiro

Ao se identificar seu comentário terá mais relevância.
EmoticonEmoticon