Acopiara começa a implantar escola em tempo integral na rede municipal de ensino

Acopiara começa a implantar escola em tempo integral na rede municipal de ensino
A Prefeitura de Acopiara, por meio da Secretaria da Educação do Município, começou a implementar, neste ano de 2015, o projeto de Escolas em Tempo Integral na Rede Municipal de Ensino. A proposta tem a intenção de atender uma necessidade social e garantir o direito a educação de qualidade.

Com a implementação de Escolas em Tempo Integral, o prefeito Dr. Vilmar disse do desejo em cumprir com êxito, o dever de garantir educação de qualidade para todas as crianças, adolescentes e jovens de Acopiara.

Para isto a Secretaria inicia esse projeto nasEscolas de Ensino Fundamental (EEF) Lindalva Pinho de Morais, localizada no Bairro Cambitos, E.E.F. Hermínio Barbosa e Silva, no Sítio Jenipapeiro, e E.E.F. Manoel Rodrigues de Carvalho, situada na Vila de Umari. A partir da experiência com estas três escolas, a secretaria deseja expandir o projeto para mais instituições de ensino municipais.

Luiza Aurélia, secretaria da Educação, explicou que o período integral, com o aluno em maior tempo na escola, permite um processo reflexivo por parte dos estudantes. “Em um meio período só há tempo para o professor dar a matéria. Ao invés de uma via de mão única, onde o conhecimento flui do professor para o aluno, no período integral há mais espaço para que o aluno organize seu tempo e dedique parte dele ao estudo, à pesquisa. Ainda dentro do espaço legitimado pela escola o professor não apenas passa conteúdo, mas também indica conteúdos para que o aluno estude, pesquise e traga isso para a aula. Tudo isso é apropriação do processo de aprendizagem, colocando o aluno como autor”, esclareceu Luiza.

Os alunos matriculados nas escolas que funcionarão em tempo integral, terão o direito de permanecer na escola das 7:00h da manhã às 16:00h, tendo, além de todas as aulas da grade curricular, atividades culturais, esportivas e reforço escolar de acordo com a necessidade de cada aluno. A SEMED disponibilizará alimentação balanceada, com orientação de nutricionistas, onde o aluno terá direito a três refeições diariamente (café da manhã, almoço e lanche da tarde).* Por Diário do Centro Sul


Ao se identificar seu comentário terá mais relevância.
EmoticonEmoticon