Mostrando postagens com marcador Fortaleza. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Fortaleza. Mostrar todas as postagens
 Mulher e duas crianças são encontradas mortas em casa, em Fortaleza

Mulher e duas crianças são encontradas mortas em casa, em Fortaleza



Mulher e duas filhas foram encontradas mortas em Messejana, em Fortaleza. — Foto: Rafaela Duarte/Sistema Verdes Mares


Uma mulher e suas duas filhas foram encontradas mortas nesta sexta-feira (1º) na casa onde moravam, na Avenida Frei Cirilo, no Bairro Messejana, em Fortaleza. Segundo a polícia, os corpos já estavam no local há mais de 24 horas.


O marido da vítima, que vivia com ela, não foi encontrado. O casal era do Piauí, mas já morava em Fortaleza há 11 anos.


Perícia Forense e Polícia Civil investigam morte de mãe e filhas em Fortaleza — Foto: Rafaela Duarte




Conforme os agentes que atenderam a ocorrência, a família das vítimas tentou entrar em contato há dois dias com elas. Como não conseguiram, acionaram vizinhos, que também não tinham mais informações. Ao tentar falar com a família na casa onde ocorreu o crime, sentiram o odor característico e decidiram chamar a polícia.


Entrando na residência, os policiais encontraram marcas de sangue pela casa. Em um dos quartos, estava a mulher e uma das meninas. A outra garota foi achada em outro cômodo. Segundo vizinhos, as crianças tinham sete e onze anos de idade.


A polícia suspeita que as mortes tenham sido provocadas por pauladas e facadas. No local do crime, foram encontradas uma chave de fenda e uma faca de cozinha ensanguentadas.


Polícia recolheu objetos que teriam sido utilizados para cometer o crime — Foto: Rafaela Duarte




Por G1 CE

Facção ataca comunidade, invade residências, expulsa famílias e mata moradores

A invasão do grupo de criminosos armados aconteceu no bairro Bom JardimFacção ataca comunidade, invade residências, expulsa famílias e mata moradores
No começo da madrugada de hoje, as ruas da comunidade 7 de Setembro, no Grande Bom Jardim, estavam desertas e a maioria das casas já abandonada


Bandidos pertencentes a uma facção criminosa atacaram uma comunidade situada no bairro Bom Jardim, na zona sul de Fortaleza, na tarde desta segunda-feira (27), e espalharam terror e violência. Com armas de grosso calibre nas mãos, eles invadiram residências e pontos comerciais e determinaram que todos fossem embora dali e quem resistisse seria morto.


Durante o ataque, a quadrilha ligada à facção Guardiões do Estado (GDE) matou dois moradores, entre eles, um homem de 57 anos de idade que era paraplégico. A segunda vítima foi uma dona de casa.


A invasão dos criminosos aconteceu no começo da tarde, por volta das 13h30, na comunidade 7 de Setembro, composta por cerca de 30 residências. Famílias foram rendidas dentro das casas.

Os bandidos quebraram portas, portões e janelas, pularam muros e estabeleceram um clima de pânico em crianças, adolescentes, adultos e idosos. Deram um ultimato: todos deveriam ir embora dali, caso contrário, seriam mortos. Mobílias e eletrodomésticos foram quebrados ou saqueados dentro das casas.

O aposentado Geraldo Cirino da Silva, 57 anos, deficiente físico, se tornou refém dentro de sua própria casa e, mesmo diante de armas apontadas em sua direção, implorou para ficar em sua residência, pois, segundo ele, não tinha para onde ir. Seu gesto foi interpretado como uma desobediência às ordens da facção e ele acabou morto com vários tiros. Numa casa vizinha a cena se repetiu e uma mulher, ainda não identificada, também foi assassinada.

Durante as horas seguintes e mesmo após os criminosos terem ido embora, o clima de pavor persistiu entre os moradores e muitos se apressaram em providenciar a mudança para outro local. Até por volta das 23 horas ainda havia famílias retirando seus móveis e outros objetos de casa e colocando em veículos.


A Polícia Militar informou que, logo que tomou conhecimento do fato enviou várias patrulhas para o local, porém, os criminosos já haviam fugido dali. Uma base de patrulhamento foi montada às pressas no local pelo comando do17º BPM.

Equipes do Batalhão de Comando Tático Motorizado (Cotam) também permanecem na área. Mesmo assim, os moradores continuam assustados e preferiram obedecer às ordem dos criminosos, pois temem que eles voltem e cumpram as ameaças de morte.

Zona de guerra

O ataque da GDE no Bom Jardim seria uma retaliação à morte de um homem apontado como chefe de um “braço” da quadrilha no bairro Messejana, na última quarta-feira. Após o crime, houve um “salve geral” da facção para eliminar os inimigos do Comando Vermelho (CV). De quarta-feira (22) até esta terça (28), uma nova e intensa onda de assassinatos atingiu o Ceará e já deixou mais de 100 mortos.

O bairro Bom Jardim até então era dominado pelo CV e agora, tornou-se alvo dos ataques da GDE. Na madrugada do último domingo (26), três jovens foram assassinados no bairro. Nesta segunda-feira (27), novo ataque deixou mais dois mortos.

Fernando Ribeiro
CN7

Por : Fernando Ribeiro
CN&
 Comerciante distribui pães para pessoas em situação de vulnerabilidade na Grande Fortaleza

Comerciante distribui pães para pessoas em situação de vulnerabilidade na Grande Fortaleza


Por dia, em cada uma das padarias são distribuídos 40 pacotes de pão.


A ação de solidariedade acontece em duas unidades da rede de padarias. — Foto: Divulgação/Panificadora Sol e Mar

Com o objetivo de prestar auxílio à população em situação de vulnerabilidade social durante a epidemia do coronavírus, o empresário Otávio Júnior passou a distribuir pacotes de pão para pessoas que não podem pagar. A iniciativa acontece em Icaraí, no município de Caucaia, na Grande Fortaleza, na padaria dele, a Panificadora Mar e Sol.


A ideia partiu de Denise Maria, esposa de Otávio, e a ação teve início no último dia 10 de março. “Ela gosta e sempre fez algo pelo lado social”, relata. A panificadora conta com duas unidades, uma na praia de Icaraí e outra entre os bairros Curicaca e Itambé, ambas em Caucaia.


Em ambas são disponibilizados 40 pacotes de pães por dia, 20 no turno da manhã e 20 à tarde. "Quem costuma pegar são pessoas em situação de rua, catadores de recicláveis”, relata.


O empresário acredita que a ação pode repercutir e ser replicada por outros estabelecimentos comerciais.


“Essa é minha motivação. Quero que outras pessoas façam também. Se cada um fizer um pouquinho, podemos transformar essa situação ruim em coisas melhores. Pra gente, doar esses pães não é nada. Mas pra quem está recebendo, é muito gratificante”, afirma.


Coronavírus no Ceará


O número de casos confirmados de pacientes com coronavírus no Ceará subiu para 125 de acordo com novo boletim epidemiológico divulgado neste domingo (22) pela Secretaria da Saúde. Foram 41 casos a mais em relação ao último boletim divulgado no sábado (21). A quantidade de suspeitos e os casos descartados não são mais divulgados.


Somente em Fortaleza são mais de 70 casos casos. Outras cidades que registram casos confirmados da doença são: Aquiraz, Fortim, Juazeiro do Norte e Sobral. Um paciente natural de São Paulo foi diagnosticado com a Covid-19 no Ceará.


De sexta-feira (20) para sábado (21), o número de pessoas que testaram positivo no Ceará saltou de 68 para 84, conforme último balanço da Secretaria da Saúde (Sesa), um acréscimo de 23,5%.

Ciclo do coronavírus — Foto: Foto: Arte/G1

Por G1 CE
 COM ARMA DE FOGO Cearense condenado por furto ao Banco Central é preso no DF

COM ARMA DE FOGO Cearense condenado por furto ao Banco Central é preso no DF

Apenas cerca de R$30 milhões furtados foram recuperados, ou seja, menos de um terço do montante levado pelos criminosos ( Foto: Toninho Almada/ Hoje em Dia )

Adelino Angelim de Sousa Neto, conhecido como 'Amarelo', foi detido ao sair da sua residência, em Paranoá

Saindo de casa numa bicicleta. Foi assim que um dos integrantes da quadrilha que furtou o Banco Central (BC) de Fortaleza, em 2005, Adelino Angelim de Sousa Neto, conhecido como 'Amarelo', de 36 anos, foi recapturado, 13 anos após o crime. Ele foi preso pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), na região administrativa de Paranoá, a 27 km de Brasília, na noite da última segunda-feira (13). Natural de Boa Viagem, no Sertão Central cearense, 'Amarelo' foi condenado pela Justiça por ajudar a "lavar" o dinheiro furtado e estava foragido.

Adelino Angelim foi localizado após uma denúncia anônima, de acordo com a Divisão de Comunicação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Os policiais cumpriram o mandado de prisão que havia sido expedido pela 12ª Vara da Justiça Federal no Ceará, em julho do ano passado. Após a detenção, os investigadores encontraram uma pistola calibre Ponto 380, com 12 munições intactas e certificado de registro no nome do foragido, no imóvel onde ele residia.

A informação de que o cearense estava em Paranoá foi recebida por uma equipe da Polícia Militar, na última segunda-feira (13). Os militares monitoraram a residência suspeita e abordaram um veículo, mas quem estava nele era a esposa do homem procurado. A mulher foi liberada, mas os PMs voltaram ao local e efetuaram a prisão de 'Amarelo' enquanto ele saía da sua residência, por volta de 22h.


O foragido não reagiu e confessou tanto a sua identidade como a posse de diversas armas de fogo, estando uma em Paranoá e outras em uma residência no Município de Formosa, em Goiás, que também era utilizada como esconderijo. A Polícia também apreendeu o registro de colecionador, atirador esportivo ou caçador (CAC) obtido pelo preso.

Os investigadores se deslocaram até Goiás, mas nenhum ilícito foi encontrado. Em seguida, eles retornaram ao 6º DP, em Paranoá. Ainda segundo a Polícia, 'Amarelo' já havia sido detido no ano passado, em um condomínio na região administrativa, com seis armas e cerca de mil munições. Mais uma vez, ele foi colocado em liberdade.

Condenação

'Amarelo' foi capturado em setembro de 2006, por participar do maior furto da história do Brasil. Ele foi solto dois meses depois e aguardava a revisão da pena em liberdade. Até que o novo mandado, expedido pela Justiça no ano passado, determinou o seu retorno ao cárcere. Entretanto, ele não se apresentou e virou foragido.

O cearense já foi condenado e tem de cumprir 18 anos de prisão, inicialmente em regime fechado, além de pagar multa de R$ 3 milhões. Ele foi levado ao xadrez do Departamento de Polícia Especializada (DPE) ontem e deve ser transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda, a 20km de Brasília.

13 anos depois

A recaptura de um dos poucos foragidos entre os acusados do furto milionário se deu no mês em que o crime completa 13 anos. Entre 5 e 6 de agosto de 2005, a caixa-forte do BC foi invadida, e R$ 164,7 milhões foram conduzidos por um túnel de 80 metros, cavado sob a Avenida Dom Manuel. Como os alarmes não foram disparados e as câmeras não capturaram movimentação, o furto foi descoberto apenas no dia 8, uma segunda-feira.

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou 133 pessoas por participação direta ou indireta no crime. No último balanço da Justiça Federal do Ceará, mais de 90 delas já haviam sido condenadas. Antônio Jussivan Alves dos Santos, o 'Alemão', hoje com 51 anos, mentor do furto e líder do bando, foi um dos réus sentenciados. Em dezembro do ano passado, ele foi transferido para o Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná, após uma tentativa de fuga da Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba, em agosto de 2017, em ação orquestrada pela facção Primeiro Comando da Capital (PCC).

Apesar dos esforços da Polícia, apenas cerca de R$ 30 milhões furtados foram recuperados, ou seja, menos de um terço do montante levado pelos criminosos. Segundo as autoridades, as notas não rastreáveis foram utilizadas para comprar uma série de bens, geralmente por um preço bem acima do que valiam, para lavar o dinheiro de forma mais rápida. Imóveis foram comprados em diversos Estados, como Ceará, Paraíba, Pernambuco, Maranhão e Goiás. Também foram adquiridos veículos comuns e de luxo, relógios e joias.
por Nícolas Paulino - Repórter
Diario do Nordeste
 Triplo homicídio é registrado próximo ao Anel Viário em Fortaleza ; criminosos usaram fuzis, diz Perícia, vítimas são de Acopiara

Triplo homicídio é registrado próximo ao Anel Viário em Fortaleza ; criminosos usaram fuzis, diz Perícia, vítimas são de Acopiara

Triplo homicídio é registrado próximo ao Anel Viário em Fortaleza ; criminosos usaram fuzis, diz Perícia, vítimas são de Acopiara
Segundo a Pefoce, todas as vítimas foram executadas com tiros de fuzil 765, uma das armas de grosso calibre utilizadas por facções criminosas ( Foto: VC Repórter )


Vivendo uma crise de segurança pública, alavancada principalmente pela 'Chacina das Cajazeiras', que vitimou 14 pessoas no último sábado (27), o Ceará registrou mais um caso de violência na madrugada desta segunda-feira (29), quando um triplo homicídio ocorreu próximo ao Anel Viário, na BR-116, em Fortaleza. Segundo o Diário do Nordeste apurou, duas mulheres e um homem foram as vítimas da ação criminosa.Os três seriam naturais do município de Acopiara, interior do Ceará.


O crime aconteceu na Rua Mangueira, localizado no bairro Parque Santa Fé. Conforme informações da polícia, Rogério Dantas e sua esposa, Lara Moreno, que estava amamentando um filho, foram retirados de casa pelos suspeitos, que mandaram o casal, pais de três crianças, irem para a rua. Ao chegarem ao local, a irmã de Rogério, Rosalene Dantas, já estava sob o domínio dos criminosos, que executaram os três a tiros de arma de fogo.


De acordo com a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), que esteve no local do crime, todas as vítimas foram executadas com tiros de fuzil 765, uma das armas de grosso calibre utilizadas por facções criminosas. Estima-se que os assassinatos tenham ocorrido por volta de meia-noite, mas os corpos só foram encontrados pela polícia às 2h, durante um patrulhamento na região.


A reportagem entrou em contato com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE) para saber mais detalhes sobre o caso, mas, até o momento, não obteve resposta.



http://diariodonordeste.verdesmares.com.br
 Mesmo com derrota, Fortaleza volta à Série B após 8 anos

Mesmo com derrota, Fortaleza volta à Série B após 8 anos



Inúmeros torcedores foram acompanhar o Fortaleza em Juiz de Fora e levaram o Leão rumo à Série B do Brasileiro ( Foto: João Bandeira Neto )


Em Juiz de Fora, o Fortaleza conseguiu retornar à Série B do Campeonato Brasileiro. Foi no sufoco, dramático, com atuação de gala do goleiro Marcelo Boeck. Os mineiros do Tupivenceram a partida por 1 a 0, gol do zagueiro Fernando, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. Porém, o time do Pici havia vencido a partida na Arena Castelão por 2 a 0 e conseguiu o acesso mesmo sendo derrotado em Minas Gerais pelo placar mínimo.




Pressão




A partida começou com o Tupi tendo um gol anulado. Romarinho, filho do atacante consagrado Romário, estava em posição irregular e o assistente apontou a irregularidade. Aos 14 minutos, Marcelo Boeck saiu errado e a bola sobrou para o mesmo Romarinho, que teve excelente oportunidade e finalizou longe do gol.




Os comandados de Antônio Carlos Zago ainda viram o Galo Carijó acertar o travessão de Boeck aos 24 minutos, quando Andrey deixou Adalberto na saudade, rolou para Ítalo, que finalizou para a pelota explodir no travessão. Para alívio dos tricolores em Juiz de Fora, em Fortaleza, espalhados pelo Brasil e pelo mundo, a igualdade no placar seguia mantida. Já o tricolor, concentrava suas ações ofensivas pelo lado esquerdo. Hiago, sempre Hiago sendo acionado para o desafogo.




Ao término da primeira etapa, os jogadores do Fortaleza fizeram uma rápida reunião no gramado e o que se via eram atletas falando um com o outro, fazendo cobranças positivas. Contudo, Marcelo Boeck foi certeiro na saída para os vestiários. "Precisamos caprichar mais nas finalizações", simples e direto.




Para garantir o acesso




A etapa complementar começou com o Tupi novamente pressionando o Fortaleza. Durante grande parte da etapa final se viu o Galo Carijó pressionando, e o Tricolor se virando como podia. Os mineiros encurralarem os cearenses era algo totalmente esperado devido às circunstâncias, da retomada que se exigia para levar a decisão para os pênaltis.




E o gol veio em bola alçada na área, quando o zagueiro Fernando tentou uma, duas vezes para conseguir superar o paredão Marcelo Boeck, responsável principal pela manutenção da vantagem obtida na partida de ida. O Tupi teve gol anulado, bola no travessão, lances duvidosos, pressionou. Contudo, Marcelo Boeck estava lá para assegurar que esse retorno à Série B no ano do centenário iria se tornar realidade.




O zagueiro Edimar, após a conquista do acesso, declarou ter se tornado um torcedor do Fortaleza. "Passamos por muita coisa esse ano, Everton teve casa invadida, eu mesmo fui agredido. Mas não sou mais um jogador do Fortaleza, passo a ser um torcedor do Fortaleza", complementou o defensor, completamente emocionado.




A torcida que jamais demonstrou cansaço para estar ao lado e apoiar o Tricolor de Aço voltou a rugir alto pelo Brasil inteiro. Pode comemorar, torcedor. Esse acesso é seu.




Homenagem ao Fortaleza e seu torcedor




O abraço da torcida tão leal na turma valente, combativa, aguerrida, vibrante e forte que não demonstrou cansaço em busca do tão sonhado acesso à Série B do Brasileiro.




O amor sempre guardado no coração do torcedor leonino foi novamente posto à prova em Juiz de Fora. Altivo, o time de Antônio Carlos Zago provou em campo ter rival e superá-lo na base do coração, da alma e voltou a realizar atuação soberba (em termos de luta) após boa vantagem conquistada no Castelão da redenção depois de tantos dissabores naquele palco.




O marco que representa a existência do Clube de Glória e Tradição para seus torcedores e admiradores do futebol cearense, nordestino e brasileiro é evidenciado na fibra que representa um norte, um norte de histórias e lembranças em breve centenárias.




A glória vem por meio da luta!




Quantas vezes campeão!




És querido e idolatrado por milhões de filhos do chão rachado espalhados por este País e pelo mundo.




Salve o Tricolor de Aço!




Fonte:Diario do Nordeste
  Em um mês, 25 delegacias cumprem apenas 29 mandados em operações na Capital

Em um mês, 25 delegacias cumprem apenas 29 mandados em operações na Capital



Conforme a SSPDS, foram instaurados 597 inquéritos nos 25 distritos policiais de Fortaleza, em junho, o que pode ter resultado em mais mandados representados, mas apenas os 29 são referentes a "operações qualificadas" Foto: JL Rosa


Custódia de presos e condições de trabalho são apontadas como empecilhos para realizar investigação.

Os 25 Distritos Policiais (DPs) localizados na capital cumpriram apenas um total de 29 mandados judiciais, em "operações qualificadas", no mês de junho, de acordo com dados da secretaria de segurança pública e defesa social (SSPDS), passados em coletiva de imprensa na última terça-feira (18). Para o titular da pasta, a ausência de investigação nessas unidades da Polícia Civil se deve basicamente à custódia de presos que precisa ser realizada. Já para policiais ouvidos pela reportagem, as causas são mais profundas.

Todos os 29 mandados de busca e apreensão representados pelos DPs foram deferidos pela justiça e cumpridos pelos policiais civis. Durante o cumprimento, apenas uma arma de fogo foi recolhida, e ninguém foi preso em flagrante. Os distritos de fortaleza não solicitaram nenhum pedido de prisão, para operações em todo o mês de junho.

Os números de mandados representados pelo Departamento de Polícia da Capital (DPC), que concentra os Distritos Policiais, são inferiores aos Departamentos de Polícia Especializada (DPE), com 356 mandados, no mês de junho; de Polícia do Interior Norte do Estado (DPI/Norte), com 105; e de Polícia do Interior Sul do Estado (DPI/Sul), com 73. Ao contrário do que aconteceu no DPC, delegacias dos outros departamentos conseguiram efetuar prisões ou apreensões de suspeitos em flagrante, em decorrência do cumprimento de mandados de busca e apreensão, nas operações.



Como alternativa para potencializar as investigações nos DPs, apenas as delegacias plantonistas da Capital e Região Metropolitana estão registrando flagrantes e Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs)




A estatística de mandados representados no DPC para operações só é superior ao número do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), que cumpriu 25 mandados, sendo sete de prisão. O cumprimento dos mandados na Região Metropolitana ainda foram mais efetivos, resultando em 11 prisões ou apreensões de suspeitos e na captura de quatro armas.




Em um comparativo dentro do DPC, os números de junho também ficam aquém. No mês de maio deste ano, os dps de Fortaleza representaram por 33 mandados de busca e apreensão, para operações, e cumpriram todos. 20 pessoas foram autuadas em flagrante no cumprimento dos mandados. Além dessas detenções, as unidades ainda solicitaram 37 pedidos de prisão e cumpriram o total de 33. A SSPDS explicou que não dispõe dos dados dos outros meses de 2017 porque "essa sistemática de contabilização de mandados é nova, da gestão atual".




Conforme a secretaria de segurança pública, foram instaurados 597 inquéritos nos 25 distritos policiais da capital, em junho, o que pode ter resultado em mais mandados representados, mas apenas os 29 são referentes a "operações qualificadas". No ano, as delegacias somam a abertura de 3.629 inquéritos.




O secretário André Costa acredita que as DPS precisam focar a atuação para obterem melhores resultados. "Em serviço público nenhum, nunca a gente vai ter o cenário ideal. A gente tem que buscar otimizar os recursos que temos e focar nos crimes mais graves, nas condutas que, a depender de cada bairro, muda. Tem bairro que tem mais homicídios, outros mais assaltos, para que foque dentro da sua área de atuação", afirmou.









Roubos




Para uma fonte da SSPDS, que preferiu não se identificar, o Governo precisa investir mais e repensar o trabalho da Polícia Civil do Ceará, dando mais importância justamente aos Distritos Policiais, que, segundo ele, deviam investigar e solucionar, com mais eficácia, crimes cotidianos, que são aqueles que atingem diretamente a população da Capital, como o roubo.




Conforme dados da Secretaria de Segurança, foram registrados 4.278 roubos, em Fortaleza, durante o mês de junho. O número contrasta com apenas 29 mandados de busca e apreensão representados pelos 25 distritos.




"Diante desses números, o bandido se sente tranquilo para cometer o crime. Na Polícia, tem que fortalecer o distrito, senão a sensação de insegurança não diminui", apontou a fonte da Secretaria de Segurança.




Causas




O titular da SSPDS atribuiu os números baixos à obrigação que os policiais civis têm de realizar a custódia de presos, nos xadrezes das delegacias e em audiências de custódia. "É um problema que a gente encara, a custódia de presos. Com esse volume grande de presos, fica um fluxo entre Delegacias de Polícia Civil e Sejus (Secretaria de Justiça e Cidadania). A gente busca fazer uns ajustes junto com a vara de execução penal e o ministério público", alegou André Costa, referindo-se à possibilidade de transferir os presos das delegacias para o sistema penitenciário.




Um inspetor, que preferiu não se identificar, foi entrevistado pela reportagem no exato momento que saía da delegacia para realizar a transferência de um preso. "Eu tenho uma investigação para fazer, mas não posso. O policial civil usurpa a função de custódia de preso. A gente entra na Polícia Civil para fazer uma coisa e não faz. Eu me sinto frustrado", contou.




O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Ceará (Sinpol-CE), Francisco Lucas Oliveira, criticou o número de mandados cumpridos em operações, em um mês. "Representa quase nada. Isso, para mim, representa a fragilidade da Polícia Civil no seu efetivo", destacou o sindicalista.




Francisco Lucas acredita que a estrutura física e as condições de trabalho são insuficientes e também prejudicam o trabalho investigativo. Segundo ele, escrivães e inspetores estão insatisfeitos com o reajuste salarial oferecido pelo Governo e aprovado pela Assembleia Legislativa, na última terça-feira (18).




Baseado na média do Nordeste, os salário-base dos policiais civis cearenses vai ser de r$ 3.732,86, a partir de dezembro de 2018, mas a pretensão da categoria era de que o valor fosse de R$ 4.400,00. "Mudaram o método do cálculo e querem que a gente fique calado. Isso gera insatisfação. Muitos policiais hoje estão estudando para sair (do Estado). A motivação é zero", afirmou o presidente do Sinpol-ce.




O governador Camilo Santana rebateu a reivindicação da categoria. "Ano passado, a Assembleia já aprovou o novo plano de carreira para inspetores e escrivães da Polícia Civil. Em média, foi 22% de aumento, já neste ano, para a Polícia Civil. O que se queria era que fosse além, desse a média do Nordeste, e estamos dando. O que eles estão dizendo não é correto. Nós estamos dando um aumento muito maior que a inflação, tem que ser reconhecido", afirmou.






Secretário André Costa acredita que a nova Decap irá desafogar xadrezes das delegacias Foto: Cid Barbosa






Presidente do Sinpol-CE, Francisco Lucas propõe unificação dos cargos de escrivão e inspetor Foto: Nah Jereissati

SSPDS e Sinpol-CE apontam soluções




Para fortalecer as investigações nos Distritos Policiais, a SSPDS acredita que duas medidas podem desafogar as outras funções dos policiais civis. O Sinpol-CE continua achando as iniciativas insuficientes e propõe duas estratégias radicais para a estrutura atual da Polícia Civil do Ceará.




A Secretaria de Segurança acredita que a reinauguração da Delegacia de Capturas e Polinter (Decap), com capacidade para receber dezenas de presos, irá retirar a maioria dos presos dos xadrezes das DPs.




"A gente está em vias de inaugurar a nova Decap, que vai ter, no mesmo prédio, juízes para audiências de custódia, promotores, defensores públicos, médicos legistas, para que os exames sejam feitos sem a necessidade de deslocamento. Então, a gente espera melhorar o fluxo e tirar o peso das delegacias", afirmou o titular da Pasta, André Costa.




No entanto, o secretário não deu prazo para a inauguração da Unidade. A entrega do prédio está atrasada desde março de 2016. "A gente está finalizando . A obra inicial foi concluída, mas o Tribunal de Justiça pediu mais algumas adequações, que já estão sendo feitas", concluiu André Costa.




A outra medida que visa potencializar a investigação das Distritais já foi implantada, há mais de um mês. Apenas as delegacias plantonistas da Capital e da Região Metropolitana estão registrando flagrantes e Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs). A Pasta explicou, em nota, que a medida deve dar celeridade aos inquéritos policiais, já que as equipes que não estão registrando os procedimentos devem se dedicar apenas às investigações em andamento.




Sem resposta




O Sinpol-CE acredita que a Polícia Civil precisa de mudanças mais drásticas e já chegou a apresentar, ao Governo e à Delegacia Geral, dois projetos que têm o objetivo de dar mais tempo à elucidação dos inquéritos, mas ainda não obteve respostas.




O presidente do Sindicato, Francisco Lucas Oliveira, defende uma Central Única de Flagrantes, reunindo delegacias plantonistas em um mesmo logradouro, para lavrar os procedimentos de toda a Capital. "Existe esse modelo em outros Estados. O deslocamento (das equipes policiais) é maior, mas o que interfere mais é o tempo de demora. É melhor se deslocar mais, ser atendido rápido e voltar para a área", afirmou.




A segunda proposta do Sindicato foi denominada Oficial de Polícia Judiciária (OPJ), que unificaria as funções de inspetor e escrivão. "Quando eu unifico esses dois cargos, otimizo as atividades. Tanto posso fazer o trabalho cartorário, como posso fazer o trabalho de 'rua'", explicou Francisco Lucas.





por Messias Borges - Repórter


Diario do Nordeste
 JOSÉ AVELINO Prefeitura conclui plano para retirada da Feira

JOSÉ AVELINO Prefeitura conclui plano para retirada da Feira


Apesar das medidas planejadas, o prefeito Roberto Cláudio disse que espera que a desocupação ocorra num clima de paz ( Foto: José Leomar )

O fim da Feira da Rua José Avelino vem gerando tensão quanto à saída dos feirantes. O prefeito Roberto Cláudio afirmou, ontem, em reunião com membros da sociedade civil e empresários, na Justiça Federal, que espera paz e o cumprimento do acordo firmado com os ambulantes sobre a saída após o dia das mães. Mesmo com o acordo entre as partes, a Prefeitura elaborou um plano de segurança como forma de assegurar o tráfego de veículos, pedestres e demais usuários do Centro.

LEIA MAIS

.Novos polos prometem movimentar o turismo

Conforme o chefe do Executivo municipal, o vice-prefeito Moroni Torgan e o secretário de Segurança Pública e Defesa do Ceará, André Costa, se reuniram no inicio da noite de ontem, para tratar da operação.

"Teremos o apoio de policiais e grupamentos especiais de Segurança cedidos pelo Governo do Estado do Ceará. O plano operacional contará também com a participação de guardas municipais, agentes de trânsito, bombeiros e demais agentes de Segurança", revelou Roberto Cláudio no encontro.

Há 15 dias, o prefeito e o secretariado estudam a sistemática de segurança para o dia 14 de maio. "Estamos planejando todos os cenários para diminuir as possibilidades de que isso (retirada) não aconteça na paz", destacou o gestor.

Durante a reunião, na Justiça Federal, o prefeito foi questionado por servidores da fiscalização do Município sobre a segurança. Roberto Cláudio disse: "O que for preciso de precaução e segurança técnica, por determinados grupamentos de segurança, vai ser garantido na sua plenitude, para que tenhamos dias de paz. Posso assegurar que, tudo que está ao alcance da melhor operação, está sendo prometido, inclusive, pelo governo do Estado".

Obras

Com previsão inicial para ser concluída em 60 dias, a obra de revitalização da Rua José Avelino durará exatamente o dobro do que foi projetado pela Prefeitura de Fortaleza, em 120 dias. Segundo Roberto Cláudio, a data oficial para a inauguração de todo o projeto será 15 de setembro. Apesar de admitir o prolongamento do prazo para a entrega da obra, o prefeito Cláudio ressaltou que todo o cronograma para a revitalização da José Avelino será cumprido.

Nesta quinta-feira, a 1ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e Planejamento Urbano do Ministério Público (MPCE), através de seu titular, promotor Raimundo Batista de Oliveira, chegou a protocolar uma recomendação à Prefeitura de Fortaleza para impedir a retirada dos feirantes da via, prevista para este domingo (14). "Nada muda. Este será o último fim de semana da feira", reforça o prefeito da Capital cearense.

Dessa forma, as obras na Rua José Avelino serão iniciadas na próxima segunda-feira (15), um dia após o fim definitivo da feira. Ainda segundo o chefe do Executivo municipal, algumas pendências ainda precisarão ser acertadas por conta de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre o MPCE, Prefeitura e feirantes, mas nada que impeça o início dos trabalhos. "Não há nada judicializado" (contra a retirada dos feirantes), concluiu.

O secretário da Regional do Centro, Adail Fontenele afirmou que trabalha com a perspectiva de que alguns feirantes da José Avelino se mudem para outros logradouros, como a Praça José de Alencar. "É um trabalho que está sendo articulando derrubando toda é qualquer possibilidade de criação de outras feiras", afirma Roberto Cláudio.

Galpões

Durante reunião na Justiça Federal, os 32 galpões que podem ser fechados, caso os donos não consigam os alvarás de funcionamento e do Corpo de Bombeiros, foram lembrados pelo prefeito. "De fato, a gente tem que ter bom senso. Algumas das adaptações solicitadas não puderam ser feitas em três meses. Temos que identificar quem foi ou não se regularizar".

Conforme a Secretaria Executiva Regional do Centro (Sercefor), dos 32 galpões que foram autuados pela Pasta, apenas 16 tiveram a iniciativa de buscar a Prefeitura para saber o que estava errado. "Outros nem deram as caras, mesmo tendo um prazo", destacou o prefeito.

De acordo com o titular da Pasta do Centro, a exigência da documentação vai ser igual para os donos de galpões e das demais lojas da região. Será exigida a legalização de todos. O prefeito, por sua vez, quer acabar com a possibilidades da criação de novas feiras irregulares. "Precisamos ter uma consciência sobre a permanência da feira dos galpões durante a noite. Se continuar com tipo de perfil de utilização que ela tem hoje vai, naturalmente, concentrar uma nova ocupação naquele local".


Orçada em R$ 2 milhões, a revitalização da Rua José Avelino incluirá a reforma do passeio, instalação de iluminação em LED, implantação de novos mobiliários urbanos, criação de faixas elevadas para pedestres e ciclofaixas. A principal mudança projetada para o trecho, no entanto, será a restauração do pavimento da via, tombado pela Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) desde 2012.
 por João Lima Neto - Repórter
DN

ATAQUES EM FORTALEZA O colapso nas ruas e a crise nas penitenciárias

Resultado de imagem para plantao policial

Durante a onda de ataques, 23 ônibus, 10 veículos de instituições e dois carros que estavam apreendidos no pátio do 19ºDP foram incendiados ( Foto: Reinaldo Jorge )

Além dos problemas graves já comuns do Sistema Penitenciário, como a superlotação e a falta de efetivo de agente penitenciários, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) enfrenta, agora, um desafio ainda maior: a briga entre as facções, que antes conviviam amigavelmente. Os presos se recusam a serem mantidos com os rivais. Mas se as vagas são escassas, como dividí-los no Sistema pela afinidade entre as facções? Enquanto a questão não é resolvida, Fortaleza corre o risco de um novo colapso.
Uma fonte ligada à cúpula da Segurança Pública diz que a situação é dramática. "Antes as coisas davam minimamente certo, porque não eram as facções que brigavam. As confusões eram pontuais entre uma gangue de bairro que ameaçava outra, um chefe de quadrilha que se sentia ameaçado, duas pessoas que tinham brigado aqui fora e se encontravam lá dentro. Coisa que podia ser resolvida com a transferência de pouca gente. Agora eles querem que seja feita uma verdadeira readequação no Sistema, para que as facções amigas fiquem nas mesmas unidades, mas não dá para fazer isso".

A fonte diz que as facções são monitoradas e as lideranças identificadas, porém movimentos como os que foram iniciados na última quarta-feira (19) e duraram até o sábado (22) são difíceis de controlar. "Com a facilidade que uma mensagem se espalha na internet é muito complicado controlar uma série de ataques como essa. Eles emitem o que chamam de 'salve' e as pessoas que estão soltas vão cumprindo.
Nosso grande problema é que a comunicação dos criminosos e os comparsas deles não é interrompida na prisão. Os muros dessas penitenciárias viraram apenas um símbolo, porque com o celular na mão não tem ninguém realmente preso".

Um policial de uma célula de Inteligência afirmou que algumas medidas emergenciais foram tomadas para controlar situações como esta, que surpreendeu Fortaleza, mas foram apenas paliativas. "Quando houve a briga nacional entre PCC e Comando Vermelho e houve aquela grande rebelião em Manaus as facções foram separadas nos Estados em que havia tensão. O Ceará fez isso, mas sabia que estava resolvendo as coisas só por aquele momento. O Sistema Penitenciário é um moribundo medicado com morfina: passa a dor, mas não melhora".

Na sexta-feira (21), promotores de Justiça estiveram em unidades prisionais e conversaram com detentos. O advogado de um preso da facção Guardiões do Estado (GDE) revelou à reportagem que houve tratativas sobre possíveis transferências com os detentos. O Ministério Público do Ceará (MPCE) disse "que acompanha todos os acontecimentos do Sistema Penitenciário, inclusive, com inspeções diárias oficiais nas unidades prisionais. O trabalho vem sendo feito pelas Promotorias de Justiça de Execução Penal, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e pelo Núcleo de Investigações Criminosas (Nuinc). O órgão informa que, após ouvir os internos da unidade conhecida como Carrapicho, discutiu a adequação deles à Lei de Execuções Penais (LEP), realizando ajustes dentro da própria unidade".

Problemas anteriores

Outro servidor da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que falou com a reportagem, confirmou que os problemas são antigos e que estão se agravando. Segundo ele, na quarta-feira (19), três presos que estavam sendo sistematicamente espancados em uma unidade do Complexo Penitenciário de Itaitinga foram retirados de lá e encaminhados para uma carceragem da SSPDS. Nos dias que antecederam os ataques, se espalhou um vídeo de um preso sendo agredido em uma unidade do mesmo Complexo.

"A falta de limites beira o inacreditável. O que os criminosos fizeram foi uma chantagem com o Estado. Estavam promovendo espancamentos e pararam a Capital para serem notados. Muita gente se diz comprometida com a resolução dessa crise, mas como tanta gente não viu antes que isso iria estourar?"

A Sejus, informou através da assessoria de imprensa, que "a situação nas penitenciárias está tranquila, sem nenhum relato de movimentações suspeitas ou motins". O órgão acrescentou que "não houve nenhuma transferência de internos neste fim de semana e não há nenhuma transferência programada até a próxima semana".

Líder da FDN

Outro fato ocorrido nas ruas que está sendo atribuído ao confronto entre as facções criminosas é a execução de Vainer Matos Magalhães, morto na quinta-feira (20), na Avenida Santos Dumont. O homem que estava no Ceará com um documento em nome de Vagner Córdovas Magalhães seria uma peça importante da Família do Norte (FDN).

'Vainer Pepe' era procurado no Estado do Amazonas, tanto pela Polícia, quanto por criminosos de facções rivais. "Ele fazia transporte de armas e drogas, até mesmo de outros países. Encontrou refúgio aqui. Como quase ninguém o conhecia, o plano era ganhar muito dinheiro com a atividade que desempenhava. Só que essas facções têm 'olhos' em todos os Estados e descobriram onde ele estava", afirmou o servidor da SSPDS.

O investigador explica que matar um criminoso reconhecido na hierarquia da facção rival faz com que o executor cresça na dele. "É uma demonstração de poder. A verdade é que essas facções todas são rivais, por mais que vivam amigavelmente por um tempo cada uma tem seus interesses e quando a outra interferir vai gerar um conflito. Não dá para saber qual delas pode ter cometido o homicídio ainda, porque todas teriam algum interesse na morte dele".

O policial ressalta a arma e a logística do crime. "O atirador usou uma pistola com poder de fuzil, que as Forças Armadas de outros países utilizam. Uma arma capaz de furar alguns tipos de blindagens. O suspeito é alguém de confiança na facção, que os líderes sabiam que não corria o risco de a Polícia encontrá-lo e apreender a arma, porque ela custa muito caro".
Ônibus devem circular normalmente hoje

Todas as linhas de ônibus devem voltar ao funcionamento regular hoje, sem o esquema de comboio acompanhado pela Polícia Militar, garante o Sindicato das Empresas de Ônibus de Fortaleza (Sindiônibus). A informação já havia sido confirmada pelo prefeito Roberto Cláudio no sábado (22). "Garantia nossa. Tivemos reunião com a Etufor", declarou em entrevista à rádio AM 810 Verdinha. Entretanto, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), informou que haverá, sem previsão para o término, esquema especial de segurança para 45 linhas de coletivos da Capital.


No terminal do Papicu, o movimento de ônibus era normal. Entretanto, as pessoas ainda não se sentiam tranquilas ao usar o transporte coletivo FOTO: KID JÚNIOR

"Queria registrar a contundência e a firmeza da resposta do governador Camilo Santana e das Forças de Segurança do Estado. Se quiseram amedrontar ou constranger as ações do Governo, quebraram a cara. O Governo não cedeu, foi para cima, mandou uma mensagem dura, prendeu 16 pessoas. E o mais importante, quando a Prefeitura procurou o Governo para garantir o apoio das Forças de Segurança para o transporte público, de imediato foi garantido. Os ônibus, na quarta-feira de noite e na quinta-feira durante o dia, seguiram em comboio da PM ligando os terminais", destaca o prefeito Roberto Cláudio.

'Apreensão'

Ontem, a reportagem do Diário do Nordeste percorreu o terminal do Papicu e, de acordo com policiais militares, nenhum ônibus seguia em comboio com a PM. Apesar da normalidade, passageiros ainda se sentiam inseguros no transporte coletivo.

Para o professor Francisco Queiroz, falta ônibus em alguns bairros de Fortaleza. "Eu acho que ainda não está normal, falta segurança e os ônibus estão demorando a passar", diz. Segundo ele, muita gente está revoltada com a falta de transporte público em pontos da Capital.

Já para a atendente Tainara Arcelino, a normalidade vai retornando aos poucos. "Normal não está, mas está mais tranquilo, por enquanto", afirma. Ela conta que foi rápido chegar ao terminal do Papicu, mesmo sendo um domingo. Tainara ainda diz que algumas amigas reclamaram da falta de transporte no bairro Vila Velha.

O estudante Igor Paccini afirma que ainda não se sente seguro usando os coletivos, mas explica que notou um clima de tranquilidade na ida ao terminal.

Enquete

Você está se sentindo seguro nos coletivos?


"Algumas linhas de ônibus ainda não estão circulando em diversos locais, como Cidade 2000, Aldeota, Meireles. Já outras foram alteradas. Não me sinto seguro, ainda está tenso e não há mais comboios"

Joel Sousa
Funcionário de empresa de ônibus


"Eu já me sinto um pouco mais segura hoje. Acho que deu uma melhorada na situação. Voltando do trabalho eu consegui pegar meu ônibus no horário e estou voltando para casa mais tranquila"

Daniele Mendonça
Auxiliar de Educação Infantil


Diario do Nordeste

DERRAMAMENTO DE SAGUE EM FORTALEZA: Briga por território de drogas motivou confronto com quatro mortos no bairro Padre Andrade

A disputa de duas gangues pelo domínio do tráfico e de território teria sido o motivo do tiroteio ocorrido na tarde desta quinta-feira (30), nas ruas do bairro Padre Andrade, na zona Oeste de Fortaleza, que resultou na morte de, pelo menos, quatro pessoas, e ferimentos em outras quatro. A Polícia Militar apreendeu dois adolescentes suspeitos de envolvimento no confronto e reforçou o policiamento naquela comunidade.


O tiroteio envolveu as gangues dos bairros Álvaro Weyne e Padre Andrade – bairros que fazem parte das Áreas Integradas de Segurança 1 e 2, respectivamente (AIS-1 e AIS-2) – aconteceu por volta de 17 horas. Havia muitas pessoas nas ruas, já que era fim de expediente e de aulas nas escolas. Ainda assim, os bandidos não se intimidaram e partiram para o confronto na praça principal do bairro.


No embate armado, três homens tombaram mortos no primeiro local do entrevero. As vítimas foram atingidas por vários tiros de pistola, principalmente na cabeça, costas e tórax. Com a chegada das equipes da Polícia Militar, da Divisão de Homicídios e Proteção á Pessoa (DHPP) e da Perícia Forense (Pefoce), foi possível identificar os mortos. Eram: Jaime Barros de Almeida Filho, 32 anos; Alex Bruno de Sousa Pereira, 21; e Antônio Dionísio Duarte, 29. Todos tinham antecedentes criminais por delitos como assaltos (roubos) e tráfico de drogas.


Mais um


Minutos após o triplo homicídio, um quarto assassinato ocorreu no mesmo bairro. Desta vez, um jovem, ainda não identificado, foi também executado com tiros de pistola e caiu morto na esquina das ruas Rio Solimões e Major Assis, por trás da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Professora Balbina Jucá de Albuquerque.


Os assassinos fugiram e a Polícia não conseguiu pistas para localizá-los. No entanto, após o tiroteio na praça, dois adolescentes que teriam participado do confronto foram apreendidos por policiais do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e levados para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).


Segundo o chefe do Comando do Policiamento da Capital (CPC), coronel PM Francisco Souto, o triplo assassinato foi praticado por oito homens que estavam em quatro motocicletas e usavam pistolas. O oficial confirmou a versão da “guerra” entre as gangues dos dois bairros.



Fonte: Blog do Jornalista Fernando Ribeiro
 Rapto de criança de 4 anos segue sem solução

Rapto de criança de 4 anos segue sem solução

As buscas começaram logo após a Polícia tomar conhecimento do sequestro da pequena Débora, que brincava na rua com outra criança ( Foto: Naval Sarmento )

Ontem, testemunhas e a mãe da criança foram ouvidas pela Polícia Civil, na tentativa de esclarecer os motivos do desaparecimento ( Foto: Helene Santos )

A motivação do rapto de Débora Lohany de Oliveira, de quatro anos, permanece sem resposta. Até o momento, a menina ainda está desaparecida e a Polícia segue várias linhas de investigação. "Tem muita história, mas por enquanto são especulações", revela uma fonte ligada às investigações. Dentre as hipóteses seguidas pelos policiais, está a de um crime sexual. No entanto, não havia nada conclusivo até o fim da noite de ontem.

O andamento das apurações mostram contradições entre versões apresentadas. "Tem muita gente dizendo que viu, mas o que estranha é que ninguém tenha feito nada. Uma criança está sendo raptada e ninguém se mexe?", afirmou a fonte. A mãe da criança foi até a Perícia Forense do Ceará (Pefoce) fornecer informações para um retrato-falado do suspeito.
Porém, a fonte informou que a imagem não deverá ser divulgada, porque não foram fornecidas características claras.



Na tarde de ontem, ela esteve na Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa) para ser ouvida pela delegada Ivana Timbó.

Ainda ontem, uma testemunha do rapto também foi levada à Dececa. O homem que foi apontado como suspeito pelos moradores, foi ouvido e liberado. "Não há nada contra ele até o momento. Foi vítima de uma divulgação irresponsável da imagem dele", disse o investigador. O homem foi ouvido, levado até a Pefoce para um exame de corpo de delito e depois autorizado a deixar a Delegacia.


Débora Lohany de Oliveira, de quatro anos, foi levada por uma pessoa ainda não identificada pela Polícia

Sobre a possibilidade de que um traficante tenha envolvimento com o rapto da criança, um conhecido da família se manifestou negando a versão. Evandro Araújo, cunhado da mãe da vítima, disse que a mãe de Débora não é usuária de drogas e ressalta que o pai da menina está preso. "Isso não existe. Ela não é usuária de drogas. O pai da menina está preso e há anos eles estão separados. Não é vingança. Todo mundo mora perto, quando não acharam a Débora chegaram a ligar para mim e minha esposa perguntando se a gente estava com ela, dissemos que não e começamos a procurar".

Buscas

Vista pela última vez por volta das 19h da segunda-feira (27), as testemunhas contam que a menina foi levada quando brincava próximo a sua residência junto a outra criança, na esquina da Rua do Alecrim, na Aerolândia. Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), prevalece o desaparecimento da vítima e as buscas se concentram na região do Lagamar, com uso de barcos, helicóptero e cães farejadores.

Ana Cristina da Silva Assunção, cunhada da mãe de Débora, disse que mora na mesma rua da menina e conta que estava em casa quando tudo aconteceu. "Ela estava brincando na rua, correu para a esquina às 19h30. Foi questão de minutos. A mãe dela foi procurar e uma mulher na avenida disse que viu um rapaz vestido todo de preto pegando ela, até pensou que era conhecido, porque viu que ela olhou assustada, mas não chorou. Contaram para a gente que ele atravessou com ela no sentido ao matagal e saiu andando por lá", afirmou Ana Cristina.

Desde então várias patrulhas da PM foram mobilizadas para iniciar as buscas e os próprios moradores da área próxima onde a criança morava se mobilizaram para procurá-la. Nas redes sociais a foto da menina foi espalhada, no entanto não há notícias dela até agora.

Fonte:Diario do Nordeste
ALAGAMENTOS E TRANSTORNOS Fortaleza registra maior chuva do ano; choveu 110 mm, diz Funceme.

ALAGAMENTOS E TRANSTORNOS Fortaleza registra maior chuva do ano; choveu 110 mm, diz Funceme.

Funceme registra chuva de 110 milímetros no Posto da Água Fria. A Defesa Civil informou que já recebeu vários chamados de alagamento.

Avenida Aguanambi no Bairro de Fátima ficou intrânsitável. Muitos veículos apresentaram problemas.
(Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)

Chove em Fortaleza desde a madrugada desta quinta-feira (9). Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), até as 8h30 desta quinta-feira, o posto pluviométrico da Água Fria registrou chuva de 110 milímetros.

A Defesa Civil informou que já recebeu vários chamados de alagamento, com ruas intransitáveis e água entrando nas casas. A maioria dos chamados nos bairros Centro, Vicente Pinzón e Papicu. Até às 7 horas não houve chamados para áreas de risco e desabamentos. A Defesa Civil disse que está com equipes de plantão nesta quinta, para trabalhos de prevenção, monitoramento e atendimento. A população pode acionar pelo 190, para ocorrências de alagamento de via, de residência, desabamento, entre outros.

Foram registrados pontos de alagamentos na Avenida Abolição que está bastante congestionada. Há pontos de alagamentos no cruzamento da Rua Padre Mororó com Avenida Duque de Caxias e na Avenida Imperador, no Centro da capital. A Avenida Pessoa Anta, na altura do Centro Cultural Dragão do Mar, esquina com Almirante Tamandaré está alagada. Os motoristas não estão passando e tem até gente voltando pela contramão.

Avenida Pessoa Anta no Bairro Praia de Iracema está alagada. Muitos motoristas desistem de passar pelo local
(Foto: Felipe Holanda/Arquivo Pessoal)

Há alagamentos na Rua Raimundo Cunha, no Bairro Vila Velha; na Rua Marcílio Dias, no Bairro Pirambu. Como também nas Avenidas Frei Cirilo e Jornalista Thomas Coelho, no Bairro Messejana; na Rua Desembargador João Firmino, no Bairro Montese; na Avenida Osório de Paiva, no Bairro Siqueira; na Avenida João Pessoa próximo a Rua 15 de Novembro, dentre outros locais.

O trecho da Avenida Alberto Craveiro próximo ao Mackro está alagado. Os carros têm dificuldades de passar pelo local. Alguns veículos apresentam problemas mecânicos. Outro ponto de alagamento, com congestionamento, está entre a Avenida Almirante Henrique Sabóia (Via Expressa) e a Avenida Júlio de Abreu, no Bairro Varjota.

Avenida Washington Soares próximo a Seis Bocas trânsito também ficou congestionado. Veículos trafegam lentamente
(Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)

Semáforos com problemas
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) afirmou que o semáforo do cruzamento da Avenida Abolição com Rua Julio Ibiapina e José Napoleão, no Bairro Varjota e da Doutor Theberge com Olavo Bilac, no Bairro Álvaro Weyne, não estão funcionando.
O trecho no local está congestionado.

Voos cancelados no Aeroporto
Quatro dos 20 e um voos previstos para o começo desta quinta-feira no Aeroporto Internacional Pinto Martins em Fortaleza foram cancelados. Essa era a situação na pista pela manhã. De acordo com a Infraero, pela manhã, o aeroporto opera “por instrumentos”. Decolagens e pousos são feitos com o auxílio de equipamentos e orientação da torre, já que os pilotos estão com visibilidade limitada.

Rua Boris na Praia de Iracema ficou intransitável. (Foto: Felipe Holanda/Arquivo Pessoal)

Precipitações em Fortaleza
Em Fortaleza, a chuva é registrada em diferentes regiões da cidade. Ao longo desta quinta-feira, a previsão da Funceme ao longo do dia, de nebulosidade variável com chuvas em todo o estado do Ceará. Na sexta-feira (10), ao longo do dia, nebulosidade variável com chuva em todas as regiões. Já no sábado (11), nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões cearenses ao longo do dia.

Na rodovia BR-116 no Bairro Aerolândia por causa das chuvas ocasionou um longo congestionamento 
(Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)



Do G1 CE
Globo Comunicação e Participações S.A.

Grande Fortaleza registra dois casos de mortes por linchamento no intervalo de apenas 24 horas



Crimes ocorreram na Capital e no Município de Maracanaú. Vítimas eram suspeitas de praticar delitos e foram espancadas até a morte

Casos de linchamento em Fortaleza são um componente a mais na estatística da violência

Dois casos de linchamento foram registrados na Grande Fortaleza no intervalo de apenas 24 horas. Dois homens suspeitos de envolvimento em crimes foram perseguidos em via pública e espancados até a morte por populares. A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) já investiga os episódios.
O primeiro caso ocorreu no fim da noite da última terça-feira (3) no Município de Maracanaú, onde um homem tentou assaltar uma jovem no momento em que ela desembarcou de um ônibus e seguia para casa à pé. A jovem foi atacada pelo assaltante, mas este acabou sendo perseguido por populares e morto com golpes de capacete de motoqueiro, chutes e socos. Na noite desta quarta-feira (4) o segundo linchamento aconteceu na periferia da Capital cearense. Um homem residente no bairro Pici, ainda não identificado foi perseguido pelas ruas logo após a informação de que ele tentara violentar sexualmente a própria mãe, uma idosa. O suposto estuprador, que seria também usuário de drogas, foi espancado e arrastado na rua por conta da revoltada vizinhança. Quando a Polícia Militar chegou no local já encontrou a vítima morta. O corpo foi encaminahdo para a Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), da Perícia Forense do Ceará (Pefoce).


Por FERNANDO RIBEIRO
 Homem rouba PM e acaba morto em Fortaleza

Homem rouba PM e acaba morto em Fortaleza

 Homem rouba PM e acaba morto em Fortaleza
O suspeito do roubo caiu morto, nas imediações da casa do PM, em cima do veículo que tentava roubar (Foto: Reprodução)




Um homem que ainda não foi formalmente identificado morreu durante uma troca de tiros com um sargento PM, na tarde de ontem, nas proximidades do Terminal da Parangaba, em Fortaleza.
De acordo com a Polícia Militar, o suspeito roubou a moto do policial, mas foi perseguido e acabou sendo alvejado durante um tiroteio.


De acordo com o sargento Nascimento, que atendeu a ocorrência, o PM Mário Abraão da Costa estava saindo de casa, no bairro Parangaba, quando foi abordado pelo assaltante. Ele entregou os pertences e a motocicleta, como o suspeito ordenou. Quando o homem se preparava para fugir na motocicleta Honda, modelo Bros, de cor vermelha do militar, houve a reação.


Conforme a Polícia, aconteceu uma troca de tiros entre os dois. O suspeito do roubo caiu morto, nas imediações da casa do PM, em cima do veículo que tentava roubar. A arma utilizada por ele, um revólver calibre 38, foi encontrado ao lado do corpo. O policial foi até uma Delegacia (não divulgada) se apresentar e prestar esclarecimentos.


Farda


No momento em que praticou o assalto, o jovem usava a farda de uma empresa. O sargento Nascimento disse que a prática está se tornando usual na região, como uma tentativa de dificultar o trabalho da Polícia. "Já nos deparamos com alguns casos como este. Eles vestem a farda para despistar a Polícia. Fingem que são trabalhadores para estarem acima de qualquer suspeita, mas já estamos atentos a estas artimanhas", declarou o sargento.


O militar afirmou que o suspeito praticou uma série de assaltos antes de atacar o PM e ainda trazia pertences das outras vítimas. "Ele cometeu uma sequência de assaltos na Vila Peri, Vila Manoel Sátiro e Parangaba. Neste último acabou abordando o policial".


Equipes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Coordenadoria de Criminalística da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) estiveram no local do homicídio.








Diário do Nordeste

 Bando armado toca fogo em ônibus no bairro Serviluz, em Fortaleza

Bando armado toca fogo em ônibus no bairro Serviluz, em Fortaleza

Os bandidos ordenaram que as pessoas descessem do ônibus e atearam fogo ( Reprodução )

Homens armados atacaram um coletivo nas proximidades do Cais do Porto neste domingo (16), no bairro Serviluz, em Fortaleza. De acordo com a Polícia, os bandidos ordenaram que as pessoas descessem do ônibus e atearam fogo ao veículo. Ninguém ficou ferido na ação criminosa. O coronel Francisco Souto, do Comando de Policiamento da Capital e Região Metropolitana, disse que ainda não é possível confirmar se o ataque teria ligação com o triplo homicídio que vitimou três mulheres na noite deste sábado (15), no mesmo bairro.
O oficial disse que equipes da Unidade Integrada de Segurança (Uniseg) 1 estão realizando buscas na região para localizar e prender os criminosos. A morte das três mulheres está sendo investigada pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). As linhas de investigação apontam para crime passional ou disputa pelo tráfico de drogas. Até a publicação desta matéria, nenhum dos acusados pelo triplo homicídio e do incêndio ao ônibus havia sido preso.


Diário do Nordeste

Evangelizar É Preciso leva multidão de fiéis ao Aterro da Praia de Iracema


Um grande espetáculo de fé e adoração. O IX Evangelizar é Preciso Fortaleza com Padre Reginaldo Manzotti, maior evento católico do Ceará, reuniu milhares de pessoas neste sábado (15), no Aterro da Praia de Iracema, durante mais de 10 horas de oração e devoção.



Com o tema “Missionários da Misericórdia” e o lema “Misericordiosos como o Pai”, o evento já integra o calendário oficial de eventos do estado A iniciativa é uma realização do Sistema Jangadeiro de Comunicação.


A programação iniciou às 12h, mas muitos católicos já ocupavam os lugares bem antes. Uma das fieis, Suely Ribeiro, dormiu na areia da praia. Ela saiu de Beberibe, distante 85 quilômetros, e chegou a Fortaleza às 17h de sexta-feira. “Vim sozinha, dormi aqui para ficar em um bom lugar. Gosto muito do padre“, disse.
Já um grupo do município de Coreaú, a mais de 300 quilômetros da capital, fez uma “vaquinha” coletiva para conseguir alugar um ônibus e participar do evento. “Não tem dinheiro que compre a gente estar aqui”.


Para receber os milhares de católicos, uma grande estrutura foi montada. Com palco e telões de LED instalados ao longo do aterro. Tudo para ninguém perder um minuto do grande espetáculo.


Os portadores de necessidades especiais ganharam, inclusive, uma área reservada em frente ao palco. A cadeirante Maria Yuny fez promessa, e a graça que alcançou foi o que a levou ao IX Evangelizar É Preciso Fortaleza com Padre Reginaldo Manzotti. “Eu vim pelos meus irmãos. Tenho certeza de que se eu consegui estar aqui é porque existe um propósito”.


Cada centímetro do Aterro da Praia de Iracema estava preenchido por fiéis. Seja na areia, no asfalto ou até mesmo nas sacadas dos prédios.
E nem o sol forte desanimou. Muitos se ajoelhavam na areia e mantinham a espiritualidade elevada.
Às 13h, houve a pregação, com o Padre Marcos Miranda, e o Terço das Santas Chagas, com os ministros do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe. Em seguida, aconteceu a Hora da Misericórdia, com a Comunidade Católica Shalom. Às 15h30, Padre João Carlos, de Recife, apresentou show católico. Seguido pelo Ministério Evangelizar É Preciso.


Ao entardecer, às 17h, ocorreu a Santa Missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Fortaleza Dom José Antônio Aparecido Tosi e animada pelo Padre Reginaldo Manzotti.


Um dos momentos mais esperados pelo público, às 19h, foi a Adoração ao Santíssimo Sacramento e o Show de Evangelização, com o Padre Reginaldo Manzotti. A festa de adoração e fé foi encerrada às 21h30. O objetivo do encontro foi evangelizar a todos, construindo comunidades e edificando o Reino de Deus.


O IX Evangelizar é Preciso Fortaleza com Padre Reginaldo Manzotti tem o apoio e a parceria da Arquidiocese de Fortaleza e organização da Comunidade Católica Shalom, Sistema Jangadeiro de Comunicação e Associação Evangelizar é Preciso.
Fonte: Tribuna do Ceará

Capitão Wagner ameaça vitória de Roberto Cláudio em eventual 2° turno, aponta pesquisa


Pesquisa aponta, para o 1º turno, Roberto Cláudio (32%), Capitão Wagner (24%) e Luizianne Lins (16%) (FOTO: Tribuna do Ceará)

Líder nas pesquisas de intenção de voto em Fortaleza, o atual prefeito Roberto Cláudio (PDT) pode ter a reeleição ameaçada caso seu opositor em eventual segundo turno seja o candidato do PR, Capitão Wagner. O cenário é resultado da pesquisa O POVO/Datafolha (CE-05460/2016) divulgada no sábado (10). Na simulação, Roberto Cláudio fica tecnicamente empatado com Capitão Wagner e vence a candidata do PT, Luizianne Lins.


A pesquisa foi realizada nos dias 8 e 9 de setembro, com 816 eleitores estratificados por sexo e idade em diversos bairros da Capital. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Ônibus atropela e mata idosa em Fortaleza


 Ônibus atropela e mata idosa em Fortaleza

Uma idosa morreu atropelada por um ônibus na Rua Antônio Bandeira, no Bairro Maraponga, na manhã desta segunda-feira (4). De acordo com a polícia, a senhora, que tinha cerca de 60 anos, foi atingida por um ônibus que fazia a linha Aracapé-Centro, da empresa São José, quando tentava atravessar a rua.

Ainda conforme a polícia, o motorista do coletivo informou que a vítima não havia olhado para os dois lados da rua e ele não conseguiu evitar o acidente, pois a idosa estava no ''ponto cego'' do ônibus que saía da Avenida Godofredo Maciel e entrava na via.

Polícia invade reunião do PCC e prende 32 membros da facção


 Polícia invade reunião do PCC e prende 32 membros da facção

Uma operação da Polícia Civil na noite de ontem, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), fechou a reunião de uma célula no Ceará da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Pelo menos, 32 pessoas que seriam integrantes do grupo foram presas entre traficantes de drogas, assaltantes e homicidas. Entre o material apreendido havia uma metralhadora, uma pistola, motos de alta cilindrada e automóveis de luxo.

De acordo com uma fonte da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), cerca de 70 pessoas estavam reunidas em um sítio, localizado na Rua João Campos Filho, bairro Parque Tijuca, em Maracanaú.

8 PRESOS FOGEM DO 15° DISTRITO POLICIAL E LEVAM PISTOLA DE INSPETOR, EM FORTALEZA (CE)

Os presos serraram parte da cela/VIA WHATSAPP O POVO

Na tarde deste sábado, 11, oito presos fugiram da Delegacia do 15º Distrito Policial, localizada no bairro Cidade 2000. De acordo com Ana Paula Cavalcante, vice-presidente do Sindicato de Policiais Civis do Estado do Ceará (SINPOL), o inspetor plantonista estava sozinho, foi rendido e teve sua pistola levada.

“Às 12h30, quando o inspetor foi entregar o almoço, ele foi surpreendido pelos presos. Um deles já tinha serrado duas barras da grade e estava escondido em um outro compartimento”, disse Ana Paula.

Entre os fugitivos está Francisco Manoel de Sousa Filho, conhecido como "Noênio", acusado de sequestrar e torturar uma adolescente de 17 anos.

Além dele, fugiram Antônio Rodrigues da Silva, Lucas da Silva Miranda, Renan Bento da Silva, Clint Eastwood Marques Sarmento, Wagner da Costa Lima, Antônio Igor Gomes da Silva e Jeová Correia Vieira.