Um vilarejo no fim do século 19. Uma Mercedes
moderna se aproxima, observada com desconfiança pelos moradores. Quando duas
meninas atravessam seu caminho, brincando, o automóvel freia automaticamente.
Pouco depois, no entanto, um garoto corre diante dele. E desta vez ele não para
- e o atropela.
A mãe sai correndo de casa, gritando
"Adolf!". A placa com o nome do lugarejo entra no quadro: Braunau am
Inn - local de nascença de Adolf Hitler. A tela fica preta, e aparece o slogan
do sistema automático de frenagem da Mercedes Benz: "Reconhece perigos
antes de eles aparecerem".
O videoclipe foi o trabalho de
formatura de alunos da Academia de Cinema do estado alemão de
Baden-Württemberg. Há pouco mais de um mês no YouTube, ele já foi assistido
mais de 5 milhões de vezes e tem suscitado debates acalorados.
A Mercedes-Benz fez questão de se distanciar imediatamente
do filme. "Estamos convencidos de que é inapropriado usar a morte de uma
pessoa, neste caso, de uma criança, num spot de publicidade, assim como usar
conteúdos associados ao nacional-socialismo", afirma Tobias Mueller,
porta-voz da montadora.
O filme teve que ser retirado da internet, e
a nova versão é acompanhada pela indicação de que o material não é autorizado
pela Mercedes-Benz.
Ao se identificar seu comentário terá mais relevância.
EmoticonEmoticon