A TecBan – Tecnologia Bancária S.A, administradora da Rede Banco24Horas, foi a empresa escolhida pelas maiores instituições financeiras do País para gerir o autoatendimento bancário fora das agências, por meio do Banco24Horas. A decisão faz parte de um acordo assinado pelos bancos acionistas da empresa (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Citibank, HSBC, Itaú Unibanco e Santander) que potencializa a continuidade do plano de expansão do Banco24Horas da marca atual de 15.300 terminais de autoatendimento bancário para 16.000 em todos os Estados até o final deste ano. A expectativa da companhia é ampliar o acesso dos brasileiros aos serviços bancários, até atingir um parque de 30 mil caixas eletrônicos em 2020.
Segundo o acordo, pontos de autoatendimento que hoje são usados por clientes de apenas um banco podem se tornar, em breve, acessíveis a clientes de todos os bancos, com a presença de mais terminais da Rede Banco24Horas. O aumento da participação dos terminais de acesso compartilhado vai permitir que mais pessoas façam suas transações financeiras em um mesmo ponto, ampliando a conveniência para os clientes bancários.
O entendimento entre os bancos é resultado da evolução natural da indústria de autoatendimento bancário, que acompanha a tendência observada em diversos países desenvolvidos, onde o processo de racionalização da rede externa de caixas eletrônicos garante à população bancarizada acesso ampliado à oferta de serviços financeiros, com ganhos de capilaridade, de eficiência e oportunidades a toda a cadeia que sustenta o autoatendimento. Nesse sentido, as instituições financeiras embasaram sua decisão conjunta no desenvolvimento do setor, na curva de aprendizado do uso de terminais de autoatendimento no Brasil e na própria experiência do Banco24Horas, em razão de seus mais de 32 anos de vivência na gestão de terminais multibanco desta natureza.
O plano de expansão do Banco24Horas responde à procura crescente por serviços financeiros no País, estimulada pela evolução da bancarização e do próprio crescimento da economia. Com isso, a TecBan se apresenta como principal plataforma de expansão do autoatendimento externo bancário aos clientes de todas as instituições financeiras. Ao investir no fortalecimento de sua rede nacional acessível a clientes de todos os bancos, na qual um único terminal compartilha o acesso aos serviços financeiros de diferentes bancos, a TecBan facilita a vida dos consumidores que passam a ter mais opções em ambientes públicos para acessar com comodidade, conveniência e de forma segura um leque de transações que representam mais de 90% da demanda por serviços financeiros em caixas eletrônicos no Brasil.
Ganham também os proprietários do varejo, que terão maior fluxo de pessoas, ticket médio e faturamento em suas lojas, os fornecedores da cadeia de valor do autoatendimento bancário, que serão beneficiados com a expansão do canal por meio de novos negócios, e a própria sociedade, a partir da maior movimentação da economia e da geração de empregos e de renda.
O parque de caixas eletrônicos proprietários dos bancos em locais de acesso público irrestrito é hoje de 11.325 máquinas externas, 6% do parque total de 196 mil terminais de autoatendimento.
Segundo estimativa do Retail Bank Research (RBR), o número de terminais de autoatendimento bancário (internos e externos) no Brasil deve saltar de 196 mil terminais, hoje, para 230 mil até 2020. De acordo com a consultoria inglesa, haverá em países emergentes, como o Brasil, um aumento de 90% na demanda por serviços financeiros básicos em caixas eletrônicos nos próximos cinco anos. Assim, a RBR vê em redes de terminais externos multibanco, como a da TecBan, uma solução para as instituições financeiras atenderem com eficiência a crescente busca por serviços financeiros, impulsionada pelo maior número de clientes.
Pioneira no setor de autoatendimento bancário, a TecBan quadruplicou seu parque de terminais de autoatendimento, desde 2007, quando decidiu iniciar seu plano de expansão em todo o território nacional, o que incluiu a instalaçãode novos caixas eletrônicos do Banco24Horas em regiões e polos de acelerada inclusão social e bancária. Em paralelo, o investimento constante em inovação permitiu à companhia atender a multiplicidade de demanda dos bancos e principalmente de seus clientes.
Sobre a TecBan – A TecBan (Tecnologia Bancária S.A) é uma empresa especializada na gestão de redes de autoatendimento bancário. Seu principal foco é atuar como a extensão dos bancos no relacionamento com seus clientes. A TecBan possui quatro unidades de negócios: a Rede Banco24Horas, o ATMManager, o Compartilhamento de Redes e o Switch Interbancos.
Há 32 anos no mercado, a Tecban é hoje referência em redes de autoatendimento em locais de acesso público irrestrito, sendo a principal rede nacional multibanco. A TecBan é reconhecida pelos seus elevados índices de disponibilidade, qualidade e segurança. A empresa conta atualmente com mais de 17 mil caixas eletrônicos, distribuídos estrategicamente em todos os estados brasileiros.
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