FIA cancela pontuação dobrada e restrições em conversas de rádio da F-1

FIA cancela pontuação dobrada e restrições em conversas de rádio da F-1

A polêmica pontuação dobrada para o último GP da Fórmula 1 durou apenas um ano. Segundo a revista alemã Auto Motor und Sport revela nesta quarta-feira, o conselho da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) se reuniu na última terça em Paris e decidiu cancelar tal aditivo já para a próxima temporada.

Quase na mesma época de 2013, a mesma comissão havia dado sinal verde para a pontuação dobrada como forma de manter o campeonato atrativo até o final, mas a medida gerou críticas por parte dos pilotos. Neste ano, Abu Dhabi recebeu a última prova do Mundial, com Lewis Hamilton e Nico Rosberg disputando o título.

O britânico tinha 17 pontos de vantagem para o companheiro de Mercedes e seria campeão sem depender de qualquer outro resultado caso vencesse ou ficasse em segundo. Para o piloto alemão, era preciso ganhar a corrida e torcer para Hamilton ficar do terceiro lugar para baixo. Sem a pontuação dobrada, o ex-pupilo da McLaren precisaria apenas de uma sexta posição para levar o título pela segunda vez.

O próprio Nico, porém, admitiu que tal medida era "artificial".

O conselho da FIA também decidiu cancelar as largadas paradas depois do período de safety car. O sistema entraria em vigor em 2015, mas o chefão da F-1, Bernie Ecclestone, já o vetou em julho deste ano.

Além disso, não haverá mais restrição nas conversas de rádio entre equipes e pilotos, algo que aconteceu nesta temporada. A FIA estudava proibir as mensagens que ajudassem os competidores a melhorarem seus tempos de volta, reduzindo a comunicação por "motivos de segurança", porém agora todas as conversas estão liberadas.*ESPN

Ao se identificar seu comentário terá mais relevância.
EmoticonEmoticon