Nesta sexta-feira (25), foram autuados em flagrante Antônio Eduardo Pereira Firmino (27 anos), Gilvan Alves Lima (29 anos) e Francisco Joanildo Mota Rodrigues (26 anos), pelo crime de estelionato. O grupo estava sendo investigado por aplicar um golpe em terminais de caixa eletrônico pela capital maranhense, onde abordavam pessoas que deixavam a máquina. Um deles entregava um papel, como se a própria máquina o tivesse extraído. No papel, constava uma mensagem para troca da senha do cartão, sob ameaça de multa do banco em caso de não atualização dos dados. No momento, ele se oferecia para ajudar a vítima, momento em que ganhava acesso ao cartão e a senha da pessoa. O acusado trocava o cartão por outro modelo falso que fosse semelhante (o grupo andava com 50 modelos diferentes para a troca) e levava o cartão da vítima, com o qual realizava saques e até empréstimos.
...Até o momento, foram identificadas cinco vítimas da ação, uma delas com o prejuízo de 19 mil. Contudo, segundo o Delegado Armando Pacheco, a estimativa é que os três tenham feito mais vítimas, que ainda não foram descobertas pela polícia. Os acusados vêm do Ceará e foram surpreendidos hoje, durante nova tentativa de aplicar o golpe em loja na Cohama.
Os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Defraudações, foram apresentados agora à tarde na Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC) e devem seguir para a penitenciária de Pedrinhas.
Crime de Estelionato
De acordo com o Código Penal brasileiro, o estelionato é considerado crime contra o patrimônio (Título II, Capítulo VI, Artigo 171), sendo definido como “obter, para si ou para outro, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento”.
Fonte: MA10 (https://www.ma10.com.br/2016/11/25/159198/)
Ao se identificar seu comentário terá mais relevância.
EmoticonEmoticon