Os consumidores poderão fazer o cancelamento
automático de serviços de telecomunicações a partir de fevereiro. A previsão é
do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende.
Segundo ele, o novo regulamento de atendimento e cobrança, que vai instituir
essa obrigatoriedade, deve ser aprovado até o dia 15 de novembro. A partir daí,
as empresas teriam entre 90 e 120 dias para adequar seus sistemas.Com o novo
regulamento, o cliente que quiser cancelar um contrato de telefonia celular ou
fixa, banda larga ou TV por assinatura poderá fazê-lo pelo call center da
empresa sem passar por atendentes, apenas digitando as teclas do telefone.
O cancelamento também poderá ser feito pela
internet. Rezende afirmou que uma das propostas em discussão é a de abrir um
prazo de 48 horas para a empresa tentar recuperar o cliente. "Mas aí é
problema da companhia", afirmou.
No novo regulamento, a Anatel pretende
iniciar os procedimentos para repassar parte do custo que o órgão possui com o
seu call center para as empresas do setor. Segundo Rezende, o gasto anual da
Anatel com o call center é de R$ 20 milhões. Do total de ligações recebidas -
cerca de 25 mil por dia - 60% são reclamações de usuários sobre os serviços
prestados pelas empresas de telecomunicações. A ideia da Anatel é que uma
parcela do gasto seja paga pelas empresas - algo entre R$ 10 milhões e R$ 12
milhões.
"Estamos discutindo no conselho diretor
a possibilidade de que o gerenciamento e administração do call center continue
com a Anatel, mas parte dos custos seja repassado às empresas", afirmou.
Como o contrato com o call center só vence no fim de 2014, essa é uma discussão
que deve levar mais tempo. "O regulamento de atendimento e cobrança vai instituir
um grupo de trabalho para ver como se dará esse processo", disse
Ao se identificar seu comentário terá mais relevância.
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