"Utopia", o novo
reality show do criador holandês do "Big Brother",
John De Mol, estreou na Holanda em canais da rede SBS, pomo de discórdia entre
o produtor holandês e o grupo finlandês Sanoma, co-proprietários do produto.
Os telespectadores puderam
conhecer no início da semana os quinze participantes do programa, confinados no
local de gravação desde 31 de dezembro.
Isolados do mundo por quase um ano com quase
nada, instalados em um galpão cercado por terras, eles deverão "construir
uma nova sociedade", estabelecendo eventuais regras de convivência,
administrando o espaço que lhes foi dado e um orçamento de partida, segundo a
emissora.
De Mol tenta diferenciar sua
utopia de suas distopias precedentes, mas os ingredientes permanecem os mesmos:
um grupo isolado do mundo, muitas câmeras e eliminações.
"Enquanto criadores, não
temos a possibilidade de influenciar nos eventos", uma característica que
conduzia o Big Brother, cujos conceitos de reality show rodaram o mundo.
"É um experimento
social", declarou De Mol, citado pelo jornal Volkskrant.
Segundo o Volkskrant, "se o
grupo conseguir criar em pouco tempo uma comunidade harmoniosa que funcione
bem, o fracasso é certo. Mas se houver caos, brigas, ação (...) será uma
vitória para John De Mol".
O programa será transmitido cinco
dias por semana, entre 19H30 e 20H00, mas os candidatos poderão ser observados
24h/24h na internet.
Talpa, a sociedade em que John De
Mol reuniu suas atividades na mídia, comprou em 2011 33% dos direitos do
programa. O restante foi adquirido pela Sanoma, a gigante de mídia finlandesa.
Exibido em três canais da rede
SBS, o programa tem registrado uma audiência decepcionante.
"Dizer que a audiência da
SBS poderia ser melhor, sim, eu acho que todo mundo vai concordar", disse
à AFP o porta-voz da Talpa, Thomas Notermans, segundo o qual a participação no
mercado dos três canais da SBS (SBS6, Veronica, Net5) é de 15 a 20% no total.
A estreia de "Utopia"
alcançou uma quota de cerca de 25% do mercado, de acordo com Notermans:
"uma pontuação muito boa para esse horário.
No início de dezembro, John De
Mol provocou polêmica ao criticar seus parceiros finlandeses em uma entrevista,
garantindo que a SBS daria "de cara com a parede" e argumentando que
a Sanoma se recusou a investir corretamente nos três canais da SBS.
Ele, então, se ofereceu para
comprar as partes da Sanoma na SBS por 370 milhões de euros, de acordo com a
imprensa holandesa.
Sanoma, que embarcou em um
programa de cortes de empregos, respondeu dizendo que não se reconhecia nas
palavras de John De Mol.
O diretor executivo da Sanoma
também afirmou que seu grupo quer comprar as ações da Talpa na SBS, de acordo
com a imprensa holandesa.
A revista Forbes estimou a
fortuna de John de Mol em EUR 2,2 bilhões.
AFP
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