![]() |
Foto:
Honório Barbosa/DN
|
Levando
em consideração os números nacionais, a internet é o meio de comunicação que
mais cresce no Brasil com relação ao uso. Apesar disso, a televisão ainda é o
veículo favorito dos brasileiros, com 76,4% da preferência.
Os
cearenses acessam pouco a internet, tanto que 63% da população não costuma usar
a rede mundial de computadores. Essa é a terceira pior porcentagem do País.
Entretanto, aqueles que utilizam a tecnologia passam mais tempo navegando do
que assistindo televisão ou ouvindo rádio, de acordo com a Pesquisa Brasileira
de Mídia 2014 - Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira,
divulgada, ontem, pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da
República (Secom).
Com
o objetivo de saber por quais meios de comunicação o brasileiro se informa, o
Ibope Inteligência ouviu 18.312 pessoas em 848 municípios entre os dias 12 de
outubro e 6 de novembro do ano passado.
No
Ceará, o instituto entrevistou 714 pessoas. Dessas, 63% nunca usam ou não
costumam utilizar a internet. Neste quesito, o Estado fica acima unicamente de
Alagoas, com 66%, e Piauí, onde 70% não são conectados. Além disso, somente 18%
dos cearenses acessam a rede todos os dias. Neste quesito, o Estado fica à
frente apenas do Piauí, com 13%, e do Maranhão, com 15%, e empata com Alagoas.
Por
dia, os cearenses que usam a rede passam, em média, 3h04 conectados. No
Nordeste, apenas os internautas do Piauí, que ficam online 2h40, e da Bahia,
que acessam a internet por 3h01, têm média inferior. Sergipe é o que mais se
destaca, pois a população passa 4h30 utilizando a internet.
Televisão
A
Pesquisa Brasileira de Mídia informou ainda que 66% dos cearenses assistem
televisão todos os dias. Enquanto isso, apenas 1% dos entrevistados disseram
que nunca vêem TV.
Os
cearenses gastam 2h53 vendo televisão por dia. Portanto, o Ceará é o segundo
Estado do Brasil onde menos se passa tempo em frente ao televisor. Apenas o
Piauí tem uma média menor, com 2h29.
Nacionalmente,
a pesquisa revela que o meio de comunicação preferido dos brasileiros é a
televisão, com 76,4%, seguida da internet, com 13,1%. Na faixa etária de 16 a
25 anos, a preferência pela TV cai para 70%, enquanto pela internet sobe para
25%. Assim, a internet é o meio de comunicação que mais cresce no Brasil com relação
ao uso.
Para
o professor do curso de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do
Ceará (UFC), Ricardo Jorge de Lucena Lucas, o baixo percentual de cearenses
acessando a internet já era esperado devido à baixa renda do Estado. Ricardo
Jorge destaca que muitas dessas pessoas estão mais preocupadas com a compra de
comida, água e em pagar as suas contas.
Em
relação ao maior tempo gasto na rede mundial de computadores, o professor
destaca que, hoje, muitos internautas assistem televisão ao mesmo tempo em que
estão na internet. "Antes, as pessoas saiam do cinema comentando o filme
com os amigos. Hoje, elas vêem as novelas e vão comentando nas redes sociais. A
tendência de quem tem essa cultura televisiva é agregar a internet a TV",
afirmou.
Thiago Rocha
Repórter
Repórter
Ao se identificar seu comentário terá mais relevância.
EmoticonEmoticon