Cientistas criam novo tom de preto tão escuro que não se vê

Cientistas criam novo tom de preto tão escuro que não se vê

Uma equipa de investigadores britânicos criou um novo material que é tão preto que os olhos humanos têm dificuldade em compreender a sua existência.

Trata-se de um novo recorde mundial: este material só não consegue absorver 0,035% da luz. Isto significa que olhar para algo desta cor é como olhar para um buraco negro. Todas as formas, contornos e distâncias «perdem-se» na imagem. (Naturalmente o seu ecrã não consegue reproduzir este tom)

Apresentado durante o Farnborough International Air Show, o «Vantablack», da Surrey NanoSystems, feito com nanotubos de carbono, conduz calor mais de sete vezes melhor do que o cobre; e é dez vezes mais sólido que o aço.

A sua composição em malha é tão fina que a luz não consegue penetrar.

As suas aplicações vão dos telescópios e câmaras aos sistemas de imagem por infra-vermelhos, havendo já interesse por parte dos sectores da Defesa e do Espaço.

«O Vantablack é um grande marco atingido pela indústria britânica na aplicação da nanotecnologia dentro da área da instrumentação óptica», explicou Ben Jensen, o Chief Technology Officer daSurrey NanoSystems.

«Por exemplo, reduz a luz difusora, melhorando a capacidade dos telescópios de verem até as estrelas mais apagadas, e permite a utilização de fontes mais pequenas e ligeiras nos sistemas de calibração no espaço. A sua capacidade ultra baixa de reflectir melhora a sensibilidade de instrumentos aéreos na Terra e no espaço», acrescentou ainda o responsável.

Diário Digital 

Ao se identificar seu comentário terá mais relevância.
EmoticonEmoticon